TERMINE BEM

…mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e nada disponhais para a carne no tocante às suas concupiscências.

ROMANOS 13:14

Nem mesmo Davi foi inocente, porque seus pensamentos se desviaram e pecou contra a esposa de Urias. Outro exemplo é, certamente, suficiente para manter seguro alguém que esteja vivendo de forma piedosa. Esse exemplo é a queda de Judas, de melhor para pior. Após ser discípulo de Cristo durante tanto tempo, ele vendeu seu Mestre visando obter lucro, mas, em vez disso, recebeu punição. Aprenda com isso, amado, que quem começa bem não é perfeito. O aprovado por Deus é aquele que termina bem. Então, não permita que seus olhos durmam ou que suas pálpebras cochilem, para que você possa ser salvo “como a gazela, da mão do caçador e, como a ave, da mão do passarinheiro”, porque você está passando em meio a armadilhas. Está andando no topo de uma elevada muralha, de onde uma queda é muito mais perigosa. Portanto, não tente ser extremamente disciplinado imediatamente. Acima de tudo, tenha cuidado com a sua própria confiança, para não cair da altura de disciplina por falta de treinamento. É melhor avançar um pouco por vez. Por isso, afaste-se dos prazeres da vida pouco a pouco. Destrua gradualmente todos os seus maus hábitos, para não trazer sobre si mesmo uma massa de tentações ao provocar todas as suas paixões ao mesmo tempo. Quando tiver dominado uma paixão, só então comece a lutar contra outra e, em pouco tempo, você terá superado todas.

“Tenha cuidado com a sua própria confiança, para não cair da altura de disciplina por falta de treinamento. É melhor avançar um pouco por vez.”

Sobre o Autor

  • Basílio (c. 330–379 d.C.). Nascido na família que incluía Gregório de Nissa, Basílio recebeu uma excelente educação retórica e, mais tarde, tornou-se uma poderosa influência na igreja de Cesareia, na Capadócia. Na escola, tornou-se bom amigo de Gregório Nazianzeno e, mais tarde, lecionou retórica em Atenas. Influenciado por sua irmã Macrina, tornou-se monge e iniciou um mosteiro em sua residência familiar. Mais tarde na vida, Basílio se tornou presbítero e, finalmente, o bispo da igreja de Cesareia. A despeito da perseguição do Imperador Valente, permaneceu firmemente fiel ao seu Senhor. Suas maiores obras incluem o Hexaemeron (Hexamerão), uma série de aulas acerca dos capítulos iniciais de Gênesis, e um tratado intitulado Tratado sobre o Espírito Santo.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *